Translate

segunda-feira, 12 de março de 2012

Estrela nebulosa de Al Sufi.

Após observar Marte, praticamente no mesmo horário de ontem, percebi que estava observando quase com o mesmo meridiano do desenho anterior, e por não perceber mudanças na imagem observada na data de ontem, resolvi desenhar algo próximo ao Pólo Celeste Sul (PCS).

O Sul estava bem limpo e é o local com menos poluição luminosa no meu "observatório".

Não sabia o quê  observar e desenhar então deixei a buscadora, uma GSO 8x50, escolher o objeto.

A buscadora escolheu um aglomerado aberto facilmente observável com binóculos e que eu, particularmente, gosto muito, o Omicron Velorum, conhecido também por IC2391.

Um dos motivos deste aglomerado ser um dos  meus DSO preferidos, é que  este aglomerado brilhante do Sul foi descrito pela primeira vez por um dos meus ídolos, o astrônomo persa Al Sufi em 964 d.C..

Esse aglomerado aberto é grande, tem 50 minutos de arco, está a 580 anos luz de distância do nosso Sol e a magnitude é de 2,5, ou seja, num local mais escuro esse aglomerado é localizado com certa facilidade a olho nu.

Usei o mak90 com uma ocular de 40mm superploss da GSO, dando 31 vezes de aumento e um campo de visão de 1° 26' 24'' de arco,  quase 3 Luas cheias enfileiradas no diâmetro do campo de visão.

O papel é um Canson Layout 120g/m2, lápis H, HB, 2B, 4B e 8B,  o compasso usado foi o com adaptador para lápis.

Veja maiores informações no link abaixo.

Estrela Nebulosa de Al Sufi - IC2391 - Omicron Velorum




Add caption




Nenhum comentário: